Passe uma noite em um deserto em alta altitude e o céu repentinamente pode revelar detalhes impressionantes. O vídeo acima feito com fotos tiradas em intervalos de tempo, registrado pelo astrônomo Jose Francisco Salgado no local onde se instalará o Atacama Large Millimeter Array (ALMA) no Chile, foi gerado no ano de 2010 no momento em três antenas de rádio começavam a ser testadas. Os pratos são sincronizados para se moverem ao mesmo tempo de modo que eles sempre apontem para o mesmo alvo no céu.
A Via Láctea aparece à medida que o céu continua sua rotação e o seu centro se torna visível próximo do fim do vídeo. Os raios ocasionais são os faróis dos carros usados pelos guardas que patrulham a área.
Quando o ALMA ficar completo, ele será o maior conjunto de telescópios que terão a capacidade de analisar o universo no comprimento de onda milimétrico. O sistema terá 64 antenas integradas via cabos de fibras óptica e isso permitirá que todo o conjunto funcione como um único telescópio gigante. Sua resolução deve ser 10 vezes maior que a do Telescópio Espacial Hubble e será com isso capaz de revelar detalhes do início do universo e de como as estrelas e os planetas se formaram, pelo menos é isso que se espera.
Fonte: