Vídeo Mostra Conjunto de Antenas do Telescópio ALMA Vasculham o Céu de Forma Sincronizada

Passe uma noite em um deserto em alta altitude e o céu repentinamente pode revelar detalhes impressionantes. O vídeo acima feito com fotos tiradas em intervalos de tempo, registrado pelo astrônomo Jose Francisco Salgado no local onde se instalará o Atacama Large Millimeter Array (ALMA) no Chile, foi gerado no ano de 2010 no momento em três antenas de rádio começavam a ser testadas. Os pratos são sincronizados para se moverem ao mesmo tempo de modo que eles sempre apontem para o mesmo alvo no céu.

A Via Láctea aparece à medida que o céu continua sua rotação e o seu centro se torna visível próximo do fim do vídeo. Os raios ocasionais são os faróis dos carros usados pelos guardas que patrulham a área.

Quando o ALMA ficar completo, ele será o maior conjunto de telescópios que terão a capacidade de analisar o universo no comprimento de onda milimétrico. O sistema terá 64 antenas integradas via cabos de fibras óptica e isso permitirá que todo o conjunto funcione como um único telescópio gigante. Sua resolução deve ser 10 vezes maior que a do Telescópio Espacial Hubble e será com isso capaz de revelar detalhes do início do universo e de como as estrelas e os planetas se formaram, pelo menos é isso que se espera.

Fonte:

http://www.newscientist.com/blogs/nstv/2011/05/time-lapse-tuesday-telescope-array-scans-sky-in-sync.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.