O Ano Novo Chinês certamente começou com uma explosão na manhã de 23 de Janeiro de 2012. Aproximadamente às 0400 UT uma labareda forte e de longa duração da classe M8.7 explodiu na região ativa do Sol 1402.
A sonda SDO da NASA capturou esse evento e graças às sondas SOHO da NASA e ESA e a sonda STEREO Behind também foi possível ver o rápido movimento da ejeção de massa coronal. A CME está viajando a aproximadamente 2200 quilômetros por segundo de acordo com a previsão do Goddard Space Weather Lab e a sua chagada na Terra deve acontecer nesse dia 24 de Janeiro de 2012 por volta das 1418 UT (+/- 7 horas). Algumas horas depois de atingir a Terra, essa CME deve atingir Marte também.
Esses eventos podem causar problemas para sondas espaciais e satélites em órbita geossíncrona, polar e também em outras órbitas quando a nuvem de plasma chegar. Além disso fortes tempestades eletromagnéticas são possíveis de acontecer, desse modo os moradores das altas latitudes em breve devem receber o alerta de Auroras.