fbpx
25 de fevereiro de 2024

Sonda SDO da NASA Registra a Violenta Explosão de Uma Labareda Classe M8.7 no Sol em 23 de Janeiro de 2012 (Vídeo)


O Ano Novo Chinês certamente começou com uma explosão na manhã de 23 de Janeiro de 2012. Aproximadamente às 0400 UT uma labareda forte e de longa duração da classe M8.7  explodiu na região ativa do Sol 1402.

A sonda SDO da NASA capturou esse evento e graças às sondas SOHO da NASA e ESA e a sonda STEREO Behind também foi  possível ver o rápido movimento da ejeção de massa coronal. A CME está viajando a aproximadamente 2200 quilômetros por segundo de acordo com a previsão do Goddard Space Weather Lab e a sua chagada na Terra deve acontecer nesse dia 24 de Janeiro de 2012 por volta das 1418 UT (+/- 7 horas). Algumas horas depois de atingir a Terra, essa CME deve atingir Marte também.

Esses eventos podem causar problemas para sondas espaciais e satélites em órbita geossíncrona, polar e também em outras órbitas quando a nuvem de plasma chegar. Além disso fortes tempestades eletromagnéticas são possíveis de acontecer, desse modo os moradores das altas latitudes em breve devem receber o alerta de Auroras.


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo