Vídeo Espetacular Mostra a Sonda Hayabusa 2 Coletando Amostra do Asteroide Ryugu

No dia 11 de Julho de 2019, a sonda japonesa Hayabusa2 realizou com sucesso o seu segundo touchdown na superfície do asteroide Ryugu. O touchdown foi necessário para coletar a primeira amostra de material da subsuperfície de um asteroide. Essa atividade levou muitos meses de planejamento para ser executada com sucesso. Em Abril de 2019, a sonda lançou no asteroide um projétil que criou uma cratera no asteroide, e somente em Julho ela pôde descer e coletar a amostra.

A JAXA, a agência espacial japonesa lançou um vídeo onde mostra as imagens da Hayabusa2 se aproximando do asteroide e coletando a amostra, e então subindo novamente em direção ao espaço, levantando poeira do asteroide Ryugu.

O vídeo foi criado integrando imagens capturadas pelo instrumento conhecido como CAM-H da sonda no decorrer de 7 minutos e 50 segundos que ela gastou para se aproximar, encostar no asteroide e então retornar para o espaço. O vídeo começa com imagens feitas a cerca de 8.5 metros da superfície do asteroide, e termina com a sonda Hayabusa2 a cerca de 150 metros do asteroide. As imagens foram feitas em intervalos entre 0.5 e 5 segundos.

O video que vocês irão ver nesse post, foi acelerado, mas ele ainda mostra o cuidado da equipe de controle em manobrar a sonda. A Hayabusa2 coletou a primeira amostra da subsuperfície de um objeto no Sistema Solar além da Lua. Os asteroides não mudaram muito nos bilhões de anos, desde a formação do Sistema Solar. Como a própria equipe da JAXA disse quando a coleta foi anunciada, eles disseram que a sonda estaria recolhendo um pedaço da história do Sistema Solar.

Em alguns meses, a sonda irá se mover da sua órbita atual para uma trajetória diferente, que fará com que ela chegue perto do nosso planeta em Dezembro de 2020. Ela então irá lançar uma pequena sonda contendo a amostra, que retornará para a Terra, pousando em algum lugar perto da Austrália. Essa amostra e duas outras amostras anteriores coletadas pela sonda retornarão para a Terra no próximo ano.

Antes disso, a sonda ainda irá fazer algum trabalho ao redor do Ryugu. Em breve ela lançará um rover na superfície do asteroide, o quarto desde o início da missão. E também continuará estudando o asteroide até o final da sua missão.

Enviar a amostra pode não ser o fim da missão. A sonda está voltando para a Terra com muito combustível, então existe a possibilidade que ela seja mandada para o espaço profundo para estudar outro asteroide.

Fonte:

https://www.iflscience.com/space/watch-hayabusa2-bounce-off-the-surface-of-asteroid-ryugu/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.