Os sismologistas estão gerando impressivos modelos de computador do devastador terremoto que atingiu o Japão no dia 11 de Março de 2011. À medida que a tragédia continua a se desdobrar é fascinante ver o poder destrutivo da Terra em ação.
O mapa acima mostra um modelo das alturas das ondas, geradas no Center for Tsunami Research no NOAA Pacific Marine Environmental Laboratory. A energia das ondas se dissipa à medida que as distâncias aumentam, desse modo, o o Havaí e a costa oeste americana não sofrerá com ondas devastadoras que atingiram o Japão, mas mesmo assim o poder é incrível, todo o Oceano PPacífico sofrerá o impacto. As ondas são menores em locais em que o assoalho oceânico é mais profundo.
A animação abaixo mostra a Tsunami à medida que ela se propaga desde o epicentro do terremoto a aproximadamente 80 milhas da costa japonesa a uma profundidade de 15 milhas. A onda se propaga calmamente juntamente com a sua força destrutiva. Um problema adicional, além da potência do tremor, e da Tsunami são as réplicas que podem passar de 100.
Fonte: