Vídeo Celebra 25 Anos do Voo Histórico da Sonda Giotto Sobre o Cometa Halley

Em 13 de Março de 1986, a sonda Giotto da ESA passou a uma distância de 600 km do cometa Halley, obtendo assim a primeira imagem detalhada de um cometa. A sonda Giotto revelou a primeira evidência de material orgânico em um cometa e, ainda hoje, muito do que sabemos dos cometas se deve a essa missão pioneira.

Lançada em 2 de Julho de 1985 por um foguete Ariane 1, a sonda Giotto foi a primeira missão do espaço profundo da ESA, e era parte de um esforço internacional ambicioso para resolver os mistérios acerca do cometa Halley. Ela foi também a primeira missão do espaço profundo a mudar a órbita para retornar para a Terra de uma trajetória interplanetária para uma trajetória assistida pela gravidade.

Após viajar por oito meses, a sonda Giotto chegou no seu destino e revelou o tamanho e a forma do núcleo do cometa Halley, descobrindo que a sua superfície é muito escura, o objeto mais escuro do Sistema Solar e que ele emite jatos de gás e poeira.

As câmeras da sonda Giotto registraram muitas imagens que deram aos cientistas uma rara oportunidade de estudar o cometa Halley intensivamente já que ele irá voltar para o Sistema Solar interno somente em 2061. Os dados colidis pela sonda Giotto foram importantes para se determinar a composição do cometa, principalmente os dados coletados quando a sonda atravessou a cauda do Halley.

Após completar sua missão no cometa Halley, a Giotto entrou em hibernação antes de ser acordada no verão de 1990 e então hibernar novamente até o início de 1992.

Embora alguns de seus instrumentos tenham sido danificados durante o encontro com o cometa Halley, a sonda sobreviveu ao bombardeio de poeira cometária e foi capaz de conduzir um segundo sobrevoo, dessa vez no cometa 26P/Grigg-Skjellerup em Julho de 1992.

Esse vídeo acima é uma nova compilação de imagens históricas da Giotto adquiridas pela Halley Multicolour Camera (HMC). O vídeo mostra o cometa como visto pela Giotto enquanto se aproximava do cometa, desde 900000 km até passar a 596 km do Halley.

As imagens foram processadas pela equipe da HMC, liderada por Uwe Keller no Max Planck Institute for Solar System Research (MPS/Lindau), onde esse vídeo foi produzido em 2011 juntamente com B. Grieger da equipe da Rosetta no ESA/ESAC para marcar os 25 anos do vôo histórico da Giotto pelo cometa Halley.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.