Vida na Lua? – Space Today TV Ep.1383

—————————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

—————————————————————————–

Todo mundo fica cogitando a possibilidade de encontrar vida em alguns satélites do Sistema Solar.

Quem nunca pensou que Europa, Encélado e até mesmo Titã possa ter vida?

E já falei aqui em alguns vídeos que os satélites naturais dos planetas talvez sejam os melhores locais para essa busca.

Mas e a nossa Lua, alguém já cogitou em procurar vida lá?

Agora, atualmente, sabemos que a Lua não poderia ter vida, pois ela não tem às famosas condições para que a vida se desenvolva, mas e no seu passado.

Um grupo de pesquisadores resolveu fazer exatamente isso, pesquisar se seria possível no passado do nosso satélite ele ter tido a possibilidade de vida.

Amostras trazidas da Lua e até mesmo sondas que exploram o nosso satélite indicam que ele tem uma quantidade de água razoável, principalmente no seu manto.

E essa água no passado da nossa Lua poderia estar na superfície, protegida por um atmosfera e até mesmo por um campo magnético.

Mais passado quanto?

Os pesquisadores determinaram duas janelas para a vida ter existido na Lua.

Uma logo depois da formação do nosso satélite a cerca de 4 bilhões de anos atrás, e outra, a 3.5 bilhões de anos atrás no período de pico da atividade vulcânica do nosso satélite.

Os pesquisadores usaram os fósseis de cianobactérias na Terra, que tem entre 3.5 e 3.8 bilhões de anos para explicar a sua ideia.

Nessa época o Sistema Solar era dominado por grandes impactos de asteroides com corpos maiores, a vida pode ter vindo parar na Terra dessa maneira, e alguma parte desses seres podem ter chegado até a Lua.

Um dos pesquisadores disse que é muito provável que a Lua tenha sido habitada por microrganismos nesse período da sua história.

Se isso realmente aconteceu ou não, só uma campanha agressiva de exploração da Lua poderá responder.

A ideia é que futuras missões explorem os depósitos vulcânicos mais antigos do nosso satélite atrás dessas bioassinaturas.

Além disso, na ISS é possível fazer experimentos de astrobiologia para estudar e entender se os microrganismos sobreviveriam às condições lunares.

E aí o que você acha, a nossa Lua pode entrar nesse grupo de satélites naturais que podem ter ou já tiveram vida?

Fonte:

https://phys.org/news/2018-07-possibility-moon-life.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.