fbpx

Variações de Pequena Escala São Vistas na Superfície do Asteroide Vesta Pelo Espectrômetro da Sonda Dawn

Essa imagem mostra uma visualização feita pela Dawn VIR ou pelo espectrômetro do visível e do infravermelho que viaja a bordo da sonda Dawn que está em órbita do asteroide Vesta, sobreposta a uma imagem obtida com a câmera de enquadramento da sonda na mesma região. A imagem VIR foi adquirida durante a fase HAMO, ou High Altitude Mapping Orbit da missão da sonda Dawn em Vesta e a imagem da câmera de enquadramento foi adquirida durante a fase de pesquisa da missão. As variações de brilho e de escuridão de pequena escala observadas nessa imagem demonstram a habilidade da VIR em detectar feições de pequena escala na superfície do asteroide Vesta. A composição dessas várias feições pode então ser analisada. Os dados obtidos pelo VIR mostram que em geral, o Vesta tem uma superfície basáltica e que duas bandas proeminentes de absorção de piroxênio dominam o espectro obtido do asteroide.

A imagem foi feita de uma região localizada no Quadrante Tuccia do Vesta e o centro da imagem está em 21 graus de latitude sul e 200 graus de longitude leste. A sonda Dawn da NASA obteve a imagem VIR no dia 21 de Outubro de 2011. A distância entre a sonda e a superfície do asteroide no momento da imagem era de 700 quilômetros e a escala da imagem é de 170 metros por pixel.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20120207

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo