O Vale Marineris se expande por um comprimento suficiente para ir desde Los Angeles até Nova York se ele fosse localizado na Terra. Nas figuras aqui reproduzidas o quadrado vermelho mostra um detalhe que possui 90 milhas de largura e mostra um sistema de cânions gigantes. Os canais e os detritos nas paredes dos cânions podem ser vistos com uma resolução de 100 m por pixel.
Uma câmera a bordo da sonda Mars Odyssey da NASA tem ajudado os cientistas a desenvolverem um mapa de Marte o mais preciso possível. Pesquisadores e o público podem acessar o mapa por meio de várias páginas na internet que disponibilizam as informações sobre a pesquisa em Marte.
O mapa foi construído usando aproximadamente 21000 imagens obtidas pela câmera Thermal Emission Imaging system ou THEMIS a bordo da Mars Odyssey. Pesquisadores na Arizona State University em Tempe em colaboração com o Laboratório de Propulsão a Jato, o JPL da NASA estão compilando as imagens para construção do mapa desde que a THEMIS começou a coletá-las oito anos atrás.
As imagens foram suavizadas, ajustadas, combinadas e cartograficamente controladas para fazerem parte do mosaico gigante. Os usuários podem navegar pelas imagens, ampliá-las até detalhes de 100 metros. Esse mapa fornece a imagem em alta resolução mais detalhada do planeta vermelho construída até hoje.
O mapa pode ser acessado aqui: http://jmars.mars.asu.edu/
Fonte: