Vale Marineris – O Grand Canyon Marciano

O Vale Marineris se expande por um comprimento suficiente para ir desde Los Angeles até Nova York se ele fosse localizado na Terra. Nas figuras aqui reproduzidas o quadrado vermelho mostra um detalhe que possui 90 milhas de largura e mostra um sistema de cânions gigantes. Os canais e os detritos nas paredes dos cânions podem ser vistos com uma resolução de 100 m por pixel.

Uma câmera a bordo da sonda Mars Odyssey da NASA tem ajudado os cientistas a desenvolverem um mapa de Marte o mais preciso possível. Pesquisadores e o público podem acessar o mapa por meio de várias páginas na internet  que disponibilizam as informações sobre a pesquisa em Marte.

O mapa foi construído usando aproximadamente 21000 imagens obtidas pela câmera Thermal Emission Imaging system ou THEMIS a bordo da Mars Odyssey. Pesquisadores na Arizona State University em Tempe em colaboração com o Laboratório de Propulsão a Jato, o JPL da NASA estão compilando as imagens para construção do mapa desde que a THEMIS começou a coletá-las oito anos atrás.

As imagens foram suavizadas, ajustadas, combinadas e cartograficamente controladas para fazerem parte do mosaico gigante. Os usuários podem navegar pelas imagens, ampliá-las até detalhes de 100 metros. Esse mapa fornece a imagem em alta resolução mais detalhada do planeta vermelho construída até hoje.

O mapa pode ser acessado aqui: http://jmars.mars.asu.edu/

Fonte:

http://www.stumbleupon.com/su/2UEHlO/www.dailygalaxy.com/my_weblog/2010/07/image-of-the-day-valles-marineris-the-grand-canyon-of-mars.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.