fbpx

Uma Olhada Por Dentro Do Gigantesco VLT do ESO no Chile

Já imaginou como é que será o interior do Very Large Telescope (VLT)? Não imagine mais! Nesta Foto da Semana convidamos você a entrar no interior da cúpula do Telescópio Principal 3 (Melipal) para dar uma olhada mais de perto.

Com esta imagem feita com uma lente “olho de peixe” da estrutura interna do Melipal, todo o telescópio e a sua cúpula são capturados pela câmara. O espelho primário tem uns impressionantes 8.2 metros de diâmetro e pesa mais de 23 toneladas. É necessária ainda uma estrutura em aço resistente que consiga sustentar o espelho e outros componentes e mantê-los estáveis durante as observações.

Toda a estrutura móvel do telescópio pesa cerca de 430 toneladas, o mesmo que um avião jumbo completamente carregado! No entanto, ela pode ser movida suavemente à mão, já que se encontra perfeitamente equilibrada e repousa sobre rolamentos de filme de óleo. A cúpula que contém o telescópio consiste num edifício de aço resistente, que, não só protege o telescópio das inóspitas condições do deserto chileno do Atacama, como também controla a temperatura e o fluxo de ar no interior da cúpula de modo a minimizar a turbulência, a qual poderia degradar as imagens.

Crédito:

Zdeněk Bardon/ESO

Fonte:

https://www.eso.org/public/brazil/images/potw2244a/?lang

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo