fbpx

Uma Nova Imagem da Região Sul de Encélado é Feita Pela Sonda Cassini


A sonda Cassini registrou em detalhe uma imagem de uma parte do terreno na parte sul da lua de Saturno Encélado, onde um terreno repleto de crateras novas pode ser visto.

A imagem abaixo, mostra um mosaico desse hemisfério geologicamente ativo do satélite que mostra o terreno atingido por crateras mais recentemente da região polar sul de Encélado encontrando o terreno mais velho de crateras preenchidas da região mais ao norte. A área mostrada nessa imagem está localizada entre o hemisfério principal de Encélado e o hemisfério que fica com a face voltada para Saturno. Encélado tem 504 quilômetros de diâmetro e a imagem está centrada no terreno nas coordenadas de 35?S e 45?W. O norte está para cima na imagem.

A imagem foi feita através da luz visível usando a câmera NAC da sonda Cassini no dia 13 de Setembro de 2011. A imagem foi adquirida a uma distância de aproximadamente 42000 quilômetros de Encélado e com o conjunto, Sol-Encélado-Cassini em fase com ângulo de 52 graus. A escala da imagem é de 253 metros por pixel.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14578


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .