fbpx
22 de dezembro de 2024

Um Raro Arco de Lowitz É Observado Sobre a Georgia

lowitz_01

observatory_150105Tom Faber, experimentou pela segunda vez, a observação de um raro Arco de Lowitz no dia 21 de Janeiro de 2013, cuja as imagens ilustram esse post. De acordo com Tom Faber, entre as 3:00 e 3:30 P.M., hora local, ele viu no céu, um halo de 22?, um arco tangente superior, um Arco de Parry, um arco circunzenital, parte de um círculo parélico, com um apagado parélio de 120? e um raro Arco de Lowitz superior.

Os arcos de Lowitz são muitas vezes procurados como sendo arcos curtos que se estendem desde os parélios até o halo de 22 graus.

Contudo, um lugar melhor para procurar os Arcos de Lowitz é entre os Arcos de Parry e o arco tangente superior. O Arco de Lowitz superior se estende para cima a partir do halo de 22 graus, cruza o arco tangente e finalmente torna-se tangente ao Arco de Parry.

lowitz_02

Sempre busque pelos Arcos de Lowitz quando o Sol estiver moderadamente alto no céu e quando os Arcos de Parry estiverem presentes.

Johann Tobias Lowitz, foi o primeiro a relatar esse tipo de arco em uma publicação da Academia de Ciências Imperial de São Petersburgo, em 1794 onde ele era professor de química.

A Academia, fundada por Pedro o Grande, foi um grande centro intelectual com muitos cientistas europeus eminentes e outros estudantes.

Lowitz nasceu em Göttingen em 1757 e se mudou aos dez anos de idade para São Petersburgo com seu pai que também era um acadêmico. Aos 17 anos ele acompanhou seu pai por uma expedição pelo Mar Cáspio onde ambos foram capturados por rebeldes. Tobias conseguiu escapar, mas seu pai foi morto.

lowitz_03

Na sequência ele voltou para Göttingen antes de retornar para a Rússia.

Seus estudos químicos estabeleceram muitos métodos laboratoriais básicos, ele foi o primeiro a produzir o metanol anidrido, uma tarefa que requer um certo engenho, e preparou muitos compostos.

A ironia é que depois de anos praticando a pesquisa química ele atualmente é mais conhecido pelas suas observações dos céus de Petersburgo em 18 de Junho de 1790 do que se provou ser um dos mais enigmáticos e elusivos halos de gelo, o Arco de Lowitz.

lowitz_04

Fonte:

http://www.atoptics.co.uk/fz863.htm

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo