Um Pedaço de Gelo Em Marte

Essa imagem da HiRISE mostra um depósito que envolve a superfície como se fosse um cobertor. O depósito está sendo erodido, e perto do centro da imagem é possível ver uma seção que é azul brilhante, nessa imagem que teve sua cor modificada e melhorada, embora a cor verdadeira seja provavelmente avermelhada. Essa escarpa está expondo um pedaço de gelo que na verdade constitui boa parte desse depósito que cobre essa região.

Por que nós só podemos ver o gelo nesse pequeno talude ao invés de ver o gelo no nível do solo ou em outras regiões erodidas? O gelo é coberto por uma camada de poeira, além disso, quando está na superfície boa parte desse gelo sublima para atmosfera, e assim, só em locais bem inclinados como esse, com uma certa profundidade e que foram expostos recentemente é possível ver parte do gelo que ainda está soterrado em Marte.

Fonte:

https://www.uahirise.org/ESP_066552_1215

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo