Normalmente os arco-íris são vistos perto de nuvens de tempestades. A alguns dias atrás, Geoff Chester, estava andando de bicicleta em Arlington, Virginia, quando ele olhou para baixo e encontrou um arco-íris no asfalto. “Aqui está a foto feita com meu telefone celular”, disse Chester ao site www.spaceweather.com, que publicou a imagem e que é aqui reproduzida. “Você pode ver o arco-írs à direita”.
De acordo com um especialista em óptica atmosférica, esse não é um arco-íris, mas sim um arco de contas de vidro. Ele explica: “Quando estão fazendo as marcações nas estradas, os trabalhadores espalham pequenas contas de vidro sobre a tinta. Essas contas de vidro, refletem a luz e isso aumenta a visibilidade das marcações durante a noite. As contas de vidro – se suficientemente esféricas – também produzem esses arco-íris. A diferença é que o índice de refração do vidro é maior do que o da água e o arco-íris tem somente 21? de raio se comparado com os 42? dos arco-íris das nuvens. O brilho ao redor da sombra da cabeça de Geoff é um fenômeno conhecido como ponto antissolar – um heigenschein – produzido pela refração através das esferas de vidro”.
“Aparentemente o mistério foi resolvido”, adiciona Chester. “Embora tecnicamente a pista seja fechada a noite, eu sei de muitos colegas que usam a pista como uma rota de ciclismo depois de escuro, especialmente nessa época do ano. As contas de vidro aumentam a visibilidade. Enquanto eu tirava as fotos, muitas pessoas que passavam pelo local me olhavam de forma estranha”.
Fonte: