Tempestade do Tipo Microburst É Fotografada na Parte Norte do Estado de Illinois

A foto acima mostra uma tempestade de aparência horripilante e foi feita em no Condado de DeKalb em Illinois durante a primavera de 2010. Enquanto o fotografo dirigia de sua casa para o trabalho ele pôde ver a tempestade em seu campo de visão. Enquanto ele dirigia ele pôde também ver algumas árvores caídas mais a oeste desse local. Quando ele chegou em casa ele continuou observando os efeitos da tempestade, com alguns telhados de sua casa arrancados, uma janela também arrancada de sua garagem entre outras coisas. Essa pode ter sido uma chamada Tempestade Microburst.  Esse tipo de tempestade impacta áreas não maiores que 4 km de largura e duram aproximadamente podendo gerar ventos de até 160 km/h. Elas resultam de intensas correntes descendentes que saem da base de uma tempestade mais madura ou que esteja se dissipando. As correntes descendentes se formam quando o ar dentro da tempestade, é esfriado significantemente pela chuva, atingindo a superfície. Pelo fato da primavera de 2010 ter sido muito úmida na parte norte de Illinois existiram muitas regiões de plantio tardio, o campo que pode ser visto em primeiro plano na imagem acima não tinha sido ainda lavrado. A foto foi feita por volta das 3:40 p.m. hora local no dia 25 de Maio de 2010.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/04/microburst-in-northern-illinois.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.