fbpx

STS-131 Acopla-se a Estação Espacial Internacional, Rotina?

Depois de passar os últimos dois dias conferindo possíveis danos a estrutura do ônibus espacial, que podem ocorrer com a decolagem e o que já é um trabalho de rotina das missões espaciais, finalmente hoje, 7 de Abril de 2010, a tripulação da Discovery se juntou à tripulação da Estação Espacial Internacional. A conexão se deu com sucesso enquanto o conjunto sobrevoava o mar do Caribe próximo a Caracas na Venezuela. No site da NASA já estão disponíveis os vídeos sobre a manobra e sobre o acoplamento das duas estruturas.

Quando observo isso lembro da Apollo 13, coisas tão complexas e que podemos achar normal, tão normal que ninguém noticia esses acontecimentos, e que os astronautas levam anos treinando e se esforçando e onde milímetros são decisivos para que ocorra um acoplamento correto. No Apollo 13, parecia que ir para a Lua era algo corriqueiro e a missão só chamou a atenção da imprensa quando esteve próxima de um desastre total. E imaginar que o nosso celular de hoje tem mil vezes mais tecnologia do que havia nos módulos lunares da década de 1960. Esse blog tentará cobrir os principais e nem tão principais assim feitos da STS 131.

Fontes:

http://www.nasa.gov/mission_pages/shuttle/main/index.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .