fbpx
28 de novembro de 2021

Sonda Trace Gas Orbiter Registra Um Belo Campo de Dunas Na Região Polar Norte de Marte

Essa bela imagem foi feita pela câmera CaSSIS da sonda Trace Gas Orbiter da missão ExoMars da ESA/ROSCOSMOS e mostra a região polar norte de Marte.

As dunas que aparecem na imagem apresentam várias formas características tanto em Marte como na Terra, fornecendo assim pistas sobre a direção preferencial dos ventos. Monitorar as dunas com o passar do tempo transforma essa região de Marte num laboratório natural onde é possível acompanhar o desenvolvimento das dunas, e como os sedimentos em geral são transportados ao redor do planeta.

Durante o inverno nas regiões polares, uma fina camada de gelo de dióxido de carbono cobre a superfície e então sublima, se transformando diretamente de gelo em vapor, logo com a primeira luz da primavera. Nos campos de dunas, esse degelo de primavera acontece da parte inferior para a parte superior, aprisionando gás entre o gelo e a areia. À medida que o gelo se fratura, esse gás é liberado violentamente levando com ele areia e formando assim as manchas escuras e as listras que são observadas nessa imagem da CaSSIS.

A imagem também registra as dunas chamadas de barchan, ou seja, as dunas que apresentam a forma de uma Lua Crescente ou de um U, e que podem ser vistas na parte direita da imagem. A ponta curva das dunas barchan apontam para a direção do vento. A transição das dunas barchan para as barcanoides nos diz que ventos secundários também têm um papel crucial para dar forma ao campo de dunas.

A imagem acima está centrada nas coordenadas 74.46 graus norte e 348.3 graus leste. A imagem foi feita no dia 25 de Maio de 2019.

Fonte:

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2019/09/North_polar_dunes_on_Mars

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo