Sonda Opportunity se Aproxima de Possível Meteorito

Imagens feitas pela sonda da NASA Mars Exploration Rover Opportunity no final dos 81 metros do caminho percorrido por ela em 16 de Setembro de 2010 revelaram uma rocha negra localizada a 31 metros de distância. A equipe de ciência da sonda decidiu observar com mais cuidado e então determinar se é ou não um meteorito de ferro.

“A cor negra, a forma arredondada, a textura e a maneira como está disposta na superfície, indicam que parece ser um meteorito de ferro”, diz Matt Golombek um membro da equipe de ciência do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasedena Califórnia. A Opportunity encontrou quatro meteoritos durante a exploração que fez na região do Meridiani Planum desde o início de 2004. A análise dessas rochas tem fornecido informações sobre a atmosfera marciana bem como dos próprios meteoritos.

A nova rocha encontrada recebeu o o nome de Oileán Ruaidh. que é um nome galês para uma ilha localizada na costa noroeste da Irlanda. A rocha possui aproximadamente 45 centímetros de largura a partir do ângulo que está sendo observada.

A Opportunity já se movimentou por 23.3 quilômetros em Marte. Para poder visitar essa rocha a sonda terá que percorrer uma distância que é igual a soma já percorrida pela Oportunity e pela sua irmã gêmea Spirit, ou seja, mais de 31 quilômetros.

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art22497/mars-rover-opportunity-approaching-possible-meteorite.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.