Entre tantas imagens feitas no 11 de Setembro de 2011 para homenagear as vítimas e lembrar os 10 anos dos ataques que derrubaram as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York, uma chamou a atenção, pois veio diretamente de Marte.
O memorial, feito de alumínio recuperado do local onde ficavam as torres gêmeas semanas depois do ataque, serve como uma proteção para uma ferramenta da sonda robô da NASA, a Mars Exploration Rover Opportunity e que leva junto uma bandeira americana.
O memorial é uma das ferramentas de abrasão de rochas da sonda, que foi construída em Setembro de 2001 pelo trabalhadores da Noneybee Robotics na parte inferior de Manhattan, a menos de uma milha do World Trade Center. As câmeras panorâmica e de navegação da sonda fotografaram a ferramenta no dia 11 de Setembro de 2011, durante o dia de trabalho em Marte, ou Sol, número 2713. A sonda Opportunity completou sua missão principal em Marte em Abril de 2004 e desde então vem atuando por mais de 7 anos em missões extendidas de bônus.
Fonte: