fbpx

Sonda Opportunity Faz Imagem Em 11 de Setembro do Memorial Que Carrega em Homenagem às Vítimas Dos Ataques


Entre tantas imagens feitas no 11 de Setembro de 2011 para homenagear as vítimas e lembrar os 10 anos dos ataques que derrubaram as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York, uma chamou a atenção, pois veio diretamente de Marte.

O memorial, feito de alumínio recuperado do local onde ficavam as torres gêmeas semanas depois do ataque, serve como uma proteção para uma ferramenta da sonda robô da NASA, a Mars Exploration Rover Opportunity e que leva junto uma bandeira americana.

O memorial é uma das ferramentas de abrasão de rochas da sonda, que foi construída em Setembro de 2001 pelo trabalhadores da Noneybee Robotics na parte inferior de Manhattan, a menos de uma milha do World Trade Center. As câmeras panorâmica e de navegação da sonda fotografaram a ferramenta no dia 11 de Setembro de 2011, durante o dia de trabalho em Marte, ou Sol, número 2713. A sonda Opportunity completou sua missão principal em Marte em Abril de 2004 e desde então vem atuando por mais de 7 anos em missões extendidas de bônus.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2011-286&cid=release_2011-286&msource=11286&tr=y&auid=9475129


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .