Sonda MESSENGER Identifica Gelo Escondido no Interior da Cratera Profokiev em Mercúrio


Prokofiev_Geology2


observatory_150105Essa imagem feita com a câmera WAC da sonda MESSENGER revela a superfície permanentemente nas sombras dentro da Cratera Profokiev, a maior  cratera na região polar de Mercúrio que abriga material de radar brilhante. A sonda MESSENGER encontrou evidências que o material brilhante de radar é gelo de água congelado na sombra escura e fria dessa cratera, mas essa imagem revela a superfície no comprimento de onda visível pela primeira vez. Na parte superior esquerda, a cratera como um todo é mostrada delimitada em ciano, a região na caixa rosa é mostrada em mais detalhe na imagem à direita. A imagem da câmera WAC aqui mostra que a região que é brilhante ao radar (delimitada em amarelo) tem uma refletância maior na imagem, interpretada como sendo devido ao gelo de água na superfície. A superfície brilhante ao radar é também coberta com muitas crateras. Como o material ejetado da cratera não esconde a superfície de alta refletância , isso sugere que o gelo nessa cratera foi colocado na superfície depois que as crateras se formaram.

Essa imagem foi adquirida como parte da campanha do instrumento MDIS para imagear regiões que estão permanentemente nas sombras de crateras polares que abrigam gelo. Imageando com o filtro limpo de banda larga da câmera WAV, que tem uma largura de banda de 600 nanômetros e é usado para calibrar imagens das estrelas, tem um potencial de revelar os detalhes das superfície escondidas nas sombras que são fracamente iluminadas pela luz do Sol dispersa. Uma variedade de tempos de exposição de imagens e condições de visualização são empregados para maximizar a oportunidade de resolver as feições superficiais de áreas nas sombras permanentes.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1478


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.