fbpx

Sonda Mars Odyssey Fotografa Grande Canal de Drenagem na Região de Margaritifer Terra em Marte


Margaritifer Terra é uma região antiga e repleta de crateras em Marte. Ela está centrada pouco a sul do equador marciano, a 4.9° S 25° W, e cobre uma área de 2.600 km em sua extensão máxima. Esta área exibe “terreno caótico“, canais de escoamento, e planícies aluviais a presença dessas formações geológicas indica inundações gigantescas. Padrões de erosão eólica também estão em evidência. Uma região dentro desta terra exibe algumas das maiores densidades de redes de vales no planeta. Ares Vallis é outra formação geológica notável, onde os padrões de fluxo estão em evidência; esta região foi o local de aterrissagem das sondas Mars 6 e Mars Pathfinder da NASA.

Acredita-se que as crateras Holden e Eberswalde em Margaritifer Terra sejam remanescentes de lagos antigos por exibirem deltas e o mineral esmectita de ferro e magnésio, que necessita de água para se formar.  Margaritifer Terra recebeu este nome em 1979, em referência à Costa da Pérola, sul da Índia. A imagem acima mostra um grande canal de drenagem observado na região de Margaritifer Terra pelo instrumento THEMIS a bordo da nave Mars Odyssey.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Margaritifer_Terra

http://themis.asu.edu/node/5781


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .