fbpx

Sonda Juno Pode Ter Descoberto Novo Vulcão Ativo Em Io – Space Today TV Ep.1372

—————————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

—————————————————————————–

A sonda Juno está ali, estudando o planeta Júpiter e todo mundo já sabe disso.

Sempre perguntaram se ela poderia estudar algum satélite de Júpiter.

Óbvio que não é o objetivo principal da missão, mas na sua jornada pelo sistema de Júpiter ela acaba passando perto dos satélites.

Isso aconteceu em 16 de Dezembro de 2017, quando ela passou a cerca de 470 mil km de distância de Io.

Io, para quem não sabe pode ser considerado um dos objetos mais ativos do nosso Sistema Solar, ele tem mais de 150 vulcões ativos que foram mapeados pelas sondas Voyager 1 e 2, Galileo, Cassini, New Horizons e por telescópios em Terra.

E os cientistas estimam que devam existir ainda cerca de 250 vulcões no satélites esperando para serem descobertos.

Pelo menos um pode ter sido descoberto agora pela Juno.

Quando a sonda passou perto do satélite ela conseguiu registrar os hot-spots que indicam a presença dos vulcões, ela fez isso usando o seu instrumento JIRAM, o instrumento que ela usa para estudar as auroras de Júpiter.

Entre os hot-spots registrados pela Juno, ela conseguiu observar um que até então não havia sido mapeado, e que fica localizado a cerca de 300 km de um hot-spot já mapeado.

Pelo fato da distância ser muito pequena, esse hot-spot pode ser uma movimentação ou uma modificação de um hot-spot previamente estudado.

Os cientistas estão estudando melhor os dados obtidos no. Dia 16 de Dezembro para então poder bater o martelo sobre o que seria esse hot-spot detectado pela Juno, mas pode sim ser muito bem um novo vulcão.

E a Juno vai a cada dia provando ser uma sonda espetacular, dois anos em Júpiter já fez descobertas importantes sobre o planeta e pode ajudar a descobrir novas feições em um dos satélites mais intrigantes do sistema solar.

Vida longa e próspera para a Juno.

Fonte:

https://www.nasa.gov/jpl/NASA-Juno-data-indicate-another-possible-volcano-on-Jupiter-moon-Io

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.