fbpx

Sobrevoando a Superfície de Mercúrio A Bordo da Sonda MESSENGER


observatory_1501051O vídeo acima consiste de 214 imagens adquiridas pela câmera de ângulo restrito (NAC) da sonda MESSENGER em 8 de Junho de 2014. O campo de visão da NAC olha na direção do horizonte ao longo da direção do movimento da sonda, à medida que a sonda cruza o terminador na noite. Essa visão é a mesmo que um viajante a bordo da sonda MESSENGER poderia ver durante as operações de baixa altitude que levarão os próximos 8 meses no planeta mais interno do Sistema Solar. Durante a fase final de sua missão, os instrumentos científicos da sonda MESSNEGER usarão as operações de baixa altitude como essa para explorar a superfície e a subsuperfície de Mercúrio com uma resolução sem precedentes.

Os frames foram feitos uma vez por segundo enquanto a sonda MESSENGER estava em altitudes variando de 115 a 165 km, e viajando a uma velocidade de 3.7 quilômetros por segundo com relação a superfície. O filme foi acelerado de um fator de sete para facilitar a visualização. As imagens têm resolução variando de 21 a 45 metros por pixel. As imagens de mais alta resolução da superfície de Mercúrio são possíveis se a câmera está apontada diretamente para baixo da sonda ao invés de estar olhando na direção do horizonte, e essas operações são uma abordagem de rotina para as operações de baixa altitude.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=141


alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.