Seria o grande degelo? Satélite da NASA Detecta Perda de Gelo Inesperada na Porção Leste da Antártica

Usando dados de medidas de gravidade da missão cooperativa entre a NASA e o German Aerospace Center’s Gravity Recovery e a missão Climate Experiment (GRACE), uma equipe de cientistas da Universidade do Texas em Austin  encontrou que a porção leste da calota de gelo da Antártica, que é responsável por abrigar 90% da água pura da Terra em estado sólido e previamente considerado estável, pode ter iniciado um processo de degelo.

A equipe usou dados do GRACE para estimar a massa de gelo da Antártica entre os anos de 2002 e 2009. Esses resultados, publicados na edição de 22 de novembro da revista Nature Geoscience, mostram que a calota de gelo da porção leste da Antártica está perdendo massa, principalmente na região próxima da costa, em uma estimativa de 57 gigatoneladas por ano. Uma gigatonelada é igual a 1 bilhão de toneladas métricas, ou mais de 2.2 trilhões de libras. A perda de gelo pode ter começado em 2006. O estudo também confirmou os resultados prévios que mostram que a porção oeste da Antártica perde em torno de 132 gigatoneladas de gelo por ano.

“Enquanto observava-se a tendência de acelaração da perda de gelo na Antártica, era considerava-se que a porção leste era inviolada”, diz o autor principal e Pesquisador Senior Jianli Chen do centro de pesquisas espaciais da universidade. “Porém se está perdendo massa, como nossos dados indicam, isso pode ser uma indicação que o estado da porção leste da Antártica tenha mudado. A partir do momento que essa é a maior calota de gelo da Terra, a perda de gelo ali observada pode ter grande impacto no nível médio dos mares no futuro.”

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, localizado em Pasadena na California, desenvolveu os satélites gêmeos GRACE. O Centro de Pesquisa Espacial da  Universidade do TEXAS em Austin, tem a responsabilidade sobre a missão GRACE. Os satélites GRACE foram lançados em 2002.

Mais informações sobre o GRACE online podem ser acessadas aqui:  http://www.csr.utexas.edu/grace/ e aqui http://grace.jpl.nasa.gov/.

O artigo completo da pesquisa se encontra aqui:

http://www.nature.com/ngeo/journal/vaop/ncurrent/full/ngeo694.html

(Fonte: http://www.nasa.gov/topics/earth/features/grace20091124.html)

407040main_grace20091124-full

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.