fbpx

Satélite UARS da NASA Cai Na Terra – Local Ainda Desconhecido Mas Provavelmente Se Desintegrou Sobre o Pacífico e Oeste do Canadá


Após dias de espera, noites sem dormir, a NASA disse que o seu satélite “morto” do tamanho de um ônibus caiu na Terra e existem alguns relatos não confirmados ainda de que pedaços do UARS podem ter aterrissado na parte oeste do Canadá.

A NASA postou em seu canal oficial na rede social Twitter que o UARS se chocou com a atmosfera da Terra iniciando sua reentrada no início da manhã de sábado, dia 24 de Setembro de 2011.

A localização onde o UARS caiu não é conhecida de imediato. Contudo, existem inúmeros relatos nas redes sociais dizendo que detritos caíram sobre Okotoks, uma cidade ao sul de Calgary no Canadá.

O UARS, ou Upper Atmospheric Research Satellite, foi o maior satélite ou sonda da NASA a se perder na órbita e ficar fora de controle em 32 anos.

O UARS, pesando 5.44 toneladas foi lançado ao espaço pelo ônibus espacial Discovery em 1991. A NASA encerrou as atividades com o satélite em 2005, isso aconteceu depois que a agência moveu o UARS para uma órbita inferior o que reduziu sua expectativa de vida no espaço em duas décadas.

Pedaços de lixo espacial entram na atmosfera virtualmente todos os dias. Até o momento nenhum caso sério de acidente, morte de alguém foi relatado.

O satélite UARS carregava uma parte de tecnologia canadense, que agora se queimou na atmosfera. Robert Dick, que ensina astronomia na Universidade Carleton em Ottawa, desenvolveu alguns dos equipamentos que viajavam a bordo do satélite. Ele trabalhou numa câmera, parte do instrumento de pesquisa canadense que teve um custo de 40 milhões de dólares e que era chamado de Wind Imaging Interferometer, ou WINDII.

O instrumento permitiu aos cientistas medirem os movimentos de certos tipos de moléculas na atmosfera superior.

“A razão para construir o satélite, foi adquirir dados, e isso o UARS fez muito bem”, disse Dick para a rede CBC.

Dick trabalhou em outros satélites que ainda circulam a Terra. Ele disse que quando um satélite está numa órbita mais alta ele pode permanecer quase que para sempre em atividade.

As notícias sobre o UARS podem ser acompanhadas pelo Twitter através de #UARS.

Fontes:

http://www.cbc.ca/news/technology/story/2011/09/24/satellite-uars.html?cmp=rss

http://tribune.com.pk/story/259427/satellite-landed-site-not-yet-known-nasa/

http://www.onlykent.com/20110924/fallen-nasa-uars-satellite-has-landed-reports-of-canada-hit/

http://hosted.ap.org/dynamic/stories/U/US_SCI_FALLING_SATELLITE?SITE=AP&SECTION=HOME&TEMPLATE=DEFAULT&CTIME=2011-09-24-03-46-23

http://www.cnn.com/2011/09/24/us/nasa-satellite/index.html

http://astropt.org/blog/2011/09/24/uars-caiu-sobre-o-pacifico/


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .