fbpx
17 de setembro de 2021

Satélite Hinode Registra Belas Imagens do Eclipse Total do Sol de 21 de Agosto de 2017

Enquanto milhões de pessoas observavam o eclipse total do Sol do dia 21 de Agosto de 2017 em solo norte-americano, o satélite internacional de observação solar Hinode registrava o evento do espaço enquanto orbitava o planeta Terra. Os pesquisadores processaram as imagens obtidas pelo satélite para montar o belo time-lapse mostrado acima.

Entre as muitas tarefas de pesquisa solar, as observações feitas pelo satélite do eclipse foram realizadas com a intenção de adicionar novos dados ao estudo científico da estrutura da coroa solar na região polar e ao mecanismo de jatos de plasma superaquecido que normalmente é gerado ali. Esses poderosos jatos podem algumas vezes gerar erupções que viajam entre 16 e 20 milhões de quilômetros no espaço.

As imagens foram feitas com o telescópio de raios-X do Hinode, o XRT, enquanto ele sobrevoava o Oceano Pacífico, a uma altitude de cerca de 680 km.

O Hinode é fruto de uma parceria entre a JAXA, o National Astronomical Observatory do Japão, a ESA, a NASA e a Agência Espacial do Reino Unido.

Para mais informações sobre o Hinode, visitem:

https://www.nasa.gov/mission_pages/hinode/index.html

Aprenda tudo sobre o eclipse de 21 de Agosto no site especial da NASA sobre o fenômeno:

https://eclipse2017.nasa.gov

Para mais informações sobre os parceiros da NASA e do Hinode, visitem:

https://www.nasa.gov

http://global.jaxa.jp

https://www.nao.ac.jp/en

http://www.esa.int/ESA

https://www.gov.uk/government/organisations/uk-space-agency

Fonte:

https://www.nasa.gov/mission_pages/hinode/hinode-satellite-captures-powerful-aug-21-eclipse-images-video.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo