Incêndios queimam a borda sudeste da Floresta Amazônica nessa imagem aqui reproduzida e feita pelo instrumento Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) a bordo do satélite Aqua da NASA em 17 de Agosto de 2010. As regiões delimitadas em vermelho indicam os locais onde o sensor do MODIS detectou pontos térmicos anômalos, muito provavelmente relacionados a incêndios. Uma espessa fumaça cobre a floresta nessa imagem.
Os incêndios são freqüentemente usados para limpar uma determinada região de árvores para que o terreno seja utilizado para a lavoura. A maior parte dos incêndios está concentrada ao longo da fronteira entre a floresta e áreas previamente incendiadas e limpas. Não é possível dizer por que os incêndios começaram só com base nessa imagem, mas devido a sua localização tudo indica que não são causados naturalmente e sim deliberadamente colocados de propósito.
As medidas feitas pelo satélite fornecem uma visão geral da extensão do incêndio em uma área imensa. enquanto que os incêndios rotineiramente são colocados durante a estação seca, 2010 tem sido um ano incomum. Os satélites detectaram um aumento de 3 vezes no número de incêndios que queimam cinco estados brasileiros como relatado pelos meios de comunicação. A seca cria condições mais perigosas ainda para os incêndios, particularmente nos estados do norte e do leste do Brasil onde o fogo já destruiu grandes áreas de parques nacionais e centenas de casas.
O MODIS Rapid Response System fornece diariamente duas imagens do leste do Brasil, que podem ser acessadas aqui: http://rapidfire.sci.gsfc.nasa.gov/subsets/?subset=FAS_Brazil7
Fonte:
http://earthobservatory.nasa.gov/NaturalHazards/view.php?id=45349