Rover Curiosity da NASA Encontra Interessante Formação Rochosa no Seu Caminho Até o Monte Sharp

pia17083_M100-Sol343_WB-br2

observatory_150105A cena acima combina sete imagens feitas com a lente telefoto da câmera localizada no lado direito da Mast Camera (MastCam) no rover Curiosity da NASA em Marte. As imagens que constituem esse mosaico foram obtidas entre as 11:39 e 11:43, hora local solar, no dia de trabalho número 343 em Marte, ou Sol 343, que correspondeu ao dia 24 de Julho de 2013. Essas imagens foram feitas pouco antes do Curiosity cumprir um trecho de 33.7 metros no Sol 343. O rover foi dirigido por 62.4 metros no Sol 342 para chegar a um ponto que forneceu essa bela vista. O centro da cena está apontado para a direção sudoeste.

O pequeno morro que aparece no centro da cena com duas rochas acinzentadas é informalmente chamado de Ilhas Twin Cairns. Essa rocha se encontra a aproximadamente 30 metros da posição do rover. As duas rochas cinzas combinadas têm aproximadamente 3 metros de largura, a partir desse ângulo de visão.

Esse mosaico foi processado onde foi aplicada a técnica conhecida como white-balanced para que a cena se pareça mais para os nossos olhos como uma cena feita nas condições de iluminação da Terra, esse tipo de visualização é útil para que se possa distinguir e reconhecer materiais nas rochas e no solo de Marte.

Fonte:

http://mars.nasa.gov/msl/multimedia/images/?ImageID=5486

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.