fbpx

Rodas e Um Destino em Marte

A imagem acima mostra as três rodas esquerdas do rover Curiosity da NASA em Marte e combina duas imagens que foram feitas pela Mars Hand Lens Imager (MAHLI) durante o trigésimo quarto dia de trabalho do veículo robô em Marte, ou Sol 34, no dia 9 de Setembro de 2012. À distância pode-se ver a parte inferior do talude do Monte Sharp.

A câmera está localizada numa torre de ferramentas localizadas na parte terminal do braço robótico do Curiosity. As imagens adquiridas no Sol 34 pela MAHLI foi parte de uma semana inteira de atividades para caracterizar o movimento do braço nas condições de Marte.

O principal objetivo da câmera MAHLI do Curiosity é adquirir imagens detalhadas em alta resolução das rochas e do solo da Cratera Gale onde o veículo pousou. A câmera é capaz de focar qualquer alvo a uma distância de 2.1 centímetros até o infinito, fornecendo uma grande versatilidade para outros usos, como visões do próprio veículo de diferentes ângulos.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2351.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .