Um rastro de cerca de 500 metros de comprimento em Marte, mostra onde um pedaço de rocha irregular deslizou do alto de uma colina para o seu ponto atual, visto em 3 de Julho de 2014 pela câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter.
A sombra gerada pela rocha com a luz do Sol do meio da tarde revela que ela tem cerca de 6 metros de altura. Na imagem pode-se inferir que o pedaço de rocha tem somente 3.5 metros de largura. O rastro deixado pela rocha no talude por onde ela escorregou tem um padrão que sugere que a rocha não poderia rolar suavemente ou diretamente, devido a sua forma.
O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a Mars Reconnaissance Orbiter para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A câmera HiRISE é um dos seis instrumentos científicos a bordo da sonda, e é operado pela Universidade do Arizona em Tucson. O instrumento foi construído pela Bal Aerospace & Technologies Corp. em Boulder, no Colorado.
Para mais informações sobre a sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que tem estudado o planeta Marte, desde 2006, visitem:
Para mais informação sobre a HiRISE, visitem:
Fonte:
http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2014-275