fbpx

Rebelião em Um Aglomerado Abarrotado de Estrelas: O Terzan 5

Nas profundezas da Via Láctea localiza-se um antigo aglomerado globular chamado de Terzan 5. Essa imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble das Agências Espaciais NASA e ESA mostra o aglomerado com um detalhe impressionante, mas é o movimento caótico das estrelas dentro desse aglomerado que o torna particularmente interessante para os astrônomos.

O Terzan 5 possui um núcleo excepcionalmente denso. Como resultado, acredita-se que ele tenha uma das mais altas taxas de colisões estelares para aglomerados globulares. E empacotadas tão próximas nesse aglomerados muitas das estrelas estão ligadas formando pares de estrelas binárias.

Estudos de estrelas individuais existentes dentro do aglomerado revelam que elas podem ser divididas em dois grupos de idades: 6 e 12 bilhões de anos de idade. Alguns astrônomos trabalham com hipótese de que a população mais jovem possa ter sido arrancada da galáxia anã.

Essa imagem foi criada a partir de imagens feitas com o Wide Field Channel da Advanced Camera For Surveys do Hubble. As imagens feitas através do filtro amarelo/vermelho (F606W, coloridas em azul), foram combinadas com as imagens feitas através do filtro do infravermelho próximo (F814W, coloridas em vermelho), para então criar essa composição. O tempo total de exposição por filtro foi de 340 e 360 segundos respectivamente e o campo de visão é de 3.1 x 1.4 arcos de minutos.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1121a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .