Raios Registrados Durante a Erupção do Vulcão Sakurajima

volcano_reitze_1280

observatory_150105Por que uma erupção vulcânica as vezes cria raios como numa tempestade? A imagem acima mostra o vulcão Sakurajima na parte Sul do Japão no momento em que entrou em erupção no começo do mês de Janeiro de 2013. Bolhas de magma são tão quentes que elas brilham a serem expelidas como rochas líquidas explodindo abaixo da superfície da Terra. A imagem acima, porém, se torna particularmente notável pelos raios registrados perto do cume do vulcão. Por que os raios ocorrem até mesmo em tempestades ainda é um tópico de muita pesquisa, quem dirá raios e, vulcões, nesse caso as origens são ainda menos claras e o fenômeno é envolvido de um grande mistério. Certamente os raios ajudam a extinguir áreas de cargas elétricas opostas e separadas. Uma hipótese sobre o raios em vulcões assegura que as bolhas de magma ou a cinza vulcânica catapultadas durante a erupção são por si só eletricamente carregadas, e pelo movimento que realizam criam essas áreas separadas. Outros episódios de raios vulcânicos podem ser facilitados pela carga induzida na colisão da poeira vulcânica. Os raios têm uma ocorrência muito comum na Terra, em média 40 raios surgem na Terra a cada segundo.

Ainda dentro do tema de raios inusitados a foto abaixo foi compartilhada por Ibraheem Abou Zaid no facebook e mostra uma imagem feita pelo fotógrafo Bertand Kollek que aproveitou uma tempestade se formando sobre a cidade de Paris para registrar um raio atingindo a famosa Torre Eiffel. Essa foto foi feita durante o mês de Julho de 2010 quando uma forte tempestade atingiu a capital francesa.

eiffeltower1

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130311.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo