Todos sabem que o Monte Everest com seus 8849.868 metros acima do nível do mar é o ponto mais alto do planeta Terra. O Senhor Edmound Hillary pensa que isso está certo? Bem, sim… a menos que você pense na expressão mais alto de uma outra maneira.
Pense, por exemplo, no ponto mais próximo das estrelas, da Lua e dos outros planetas.
De acordo com Isaac Newton, a força centrífuga causada pela rotação da Terra terá como conseqüência um achatamento dos pólos e a geração de uma saliência no equador, o que faz com que o planeta seja um pouco oblato. Os matemáticos chamam isso de um “esferóide oblato”, o que significa que qualquer um no equador já está “mais alto”, ou pelo menos mais perto do espaço exterior, do que uma pessoa que não está localizada nessa região.
Levando isso em consideração, o ponto mais alto da Terra é o Monte Chimborazo no Equador. O Monte Chimborazo nos Andes tem 6096 metros, localizado no topo da saliência equatorial da Terra. O Monte Everest com seus 8849 metros localiza-se na parte mais baixa dessa saliência longe do equador terrestre. Devido a essa diferença de posição e fazendo as contas com cuidado, o resultado é que o Monte Chimborazo é 2414 metros mais alto que o Monte Everest.
Fonte:
Comente!