fbpx
26 de novembro de 2024

PRIMEIRO INSTRUMENTO DO JAMES WEBB É LIGADO NO ESPAÇO!!!

INSCREVA-SE NO SPACE TODAY 3, RUMO AOS 50 MIL INSCRITOS, 24 HORAS DE CONTEÚDO ASTRONÔMICO NA VEIA PARA VOCÊ: https://www.youtube.com/channel/UCqswZBBNkoW9AiiYuVV-6xA INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM!!! https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim ============================================================ Enquanto a equipe Webb tensionava o protetor solar, outras atividades também aconteciam entre…

INSCREVA-SE NO SPACE TODAY 3, RUMO AOS 50 MIL INSCRITOS, 24 HORAS DE CONTEÚDO ASTRONÔMICO NA VEIA PARA VOCÊ:

https://www.youtube.com/channel/UCqswZBBNkoW9AiiYuVV-6xA

INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM!!!

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

============================================================

Enquanto a equipe Webb tensionava o protetor solar, outras atividades também aconteciam entre os instrumentos. Um marco: desbloquear a tampa de controle de contaminação do instrumento infravermelho médio (MIRI). Pedimos a Gillian Wright, principal investigadora europeia do MIRI, que nos falasse sobre isso.

“O MIRI possui uma Tampa de Controle de Contaminação, pois as restrições de sua temperatura de operação extra-fria fazem com que não seja possível incluir outros meios de lidar com a contaminação do gelo, como aquecedores para componentes sensíveis. Para o lançamento, era mais seguro ter essa tampa bloqueada e o tempo de operação é determinado pelas temperaturas do observatório.

“Para destravar a tampa, primeiro tivemos que ligar nossos instrumentos eletrônicos de controle e confirmar se eles estavam funcionando corretamente. Em seguida, os comandos para a capa podem ser enviados. Depois de completar os testes com sucesso e destravar a tampa, os eletrônicos de controle do instrumento foram desligados antes das próximas etapas nas atividades de tensionamento do protetor solar. Esta etapa fundamental do MIRI foi monitorada remotamente por membros da equipe na Europa, prontos para fornecer assistência se necessário.

Fonte:

https://blogs.nasa.gov/webb/2022/01/05/miri-instrument-marks-a-first-milestone-in-space/

#JAMESWEBB #SPACETELESCOPE #UNFOLDTHEUNIVERSE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo