O Planisfério Desenhado de Júpiter

Cinco desenhos feitos à mão de Júpiter foram usados para criar esse belo e detalhado mapa plano dos topos das nuvens turbulentas do gigante gasoso. Feitos com lápis coloridos com base numa observação feita através de um telescópio de 16 polegadas de diâmetro, os desenhos originais têm 12.5 cm de diâmetro. As dimensões do mapa planisfério desenhado são de 40 x 20 cm. Observando nas diferentes datas em Novembro e Dezembro de 2011, o artista astronômico Fred Burgeot conseguiu desenhar a circunferência completa do planeta cobrindo a sua rotação. O animador digital Pascal Chauvet também traduziu os desenhos de Burgeot no belo vídeo abaixo, sintetizando uma visão telescópica da rotação do planeta com a inclinação e a fase apropriada para a data observada. O vídeo inclui as luas Galileanas movendo-se ao longo de suas órbitas, começando com Ganimede e Io gerando sombras à medida que eles flutuam na frente de Júpiter, seguidos de Europa e Calisto passando atrás do disco bandado do planeta.

Jupiter et ses satellites en rotation. from fred-burgeot on Vimeo.

1872 a reg___10__169g

View more documents from Sergio Sancevero

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120302.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.