fbpx
26 de novembro de 2024

PELA PRIMEIRA VEZ OBSERVAMOS UMA ESTRELA SE TRANSFORMANDO EM UMA SUPERNOVA!!!

INSCREVA-SE NO SPACE TODAY 3, RUMO AOS 50 MIL INSCRITOS, 24 HORAS DE CONTEÚDO ASTRONÔMICO NA VEIA PARA VOCÊ: https://www.youtube.com/channel/UCqswZBBNkoW9AiiYuVV-6xA INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM!!! https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim ============================================================ Pela primeira vez, os astrônomos imagiaram em tempo real o fim dramático da…

INSCREVA-SE NO SPACE TODAY 3, RUMO AOS 50 MIL INSCRITOS, 24 HORAS DE CONTEÚDO ASTRONÔMICO NA VEIA PARA VOCÊ:

https://www.youtube.com/channel/UCqswZBBNkoW9AiiYuVV-6xA

INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM!!!

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

============================================================

Pela primeira vez, os astrônomos imagiaram em tempo real o fim dramático da vida de uma supergigante vermelha, observando a rápida autodestruição da estrela massiva e seus estertores de morte antes de colapsar em uma supernova Tipo II.

Usando dois telescópios do Havaí – o Instituto de Astronomia Pan-STARRS da Universidade do Havaí em Haleakalā, Maui e o Observatório WM Keck em Maunakea, Ilha do Havaí – uma equipe de pesquisadores conduzindo o Experimento de Jovem Supernova (YSE) observou a supergigante vermelha durante sua última pesquisa 130 dias antes de sua detonação mortal.

“Este é um grande avanço em nossa compreensão do que as estrelas massivas fazem momentos antes de morrer”, disse Wynn Jacobson-Galán, pesquisador de pós-graduação da NSF na UC Berkeley e principal autor do estudo. “A detecção direta da atividade pré-supernova em uma estrela supergigante vermelha nunca foi observada antes em uma supernova Tipo II comum. Pela primeira vez, vimos uma estrela supergigante vermelha explodir!”

A descoberta foi publicada na edição de hoje do The Astrophysical Journal .

Fonte:

https://phys.org/news/2022-01-astronomers-witness-dying-star-explosive.html

#SUPERNOVA #DEATHOFSTAR #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo