fbpx
26 de novembro de 2024

PARKER SOLAR PROBE – A SONDA QUE TOCOU O SOL

PASSE NA SPACE TODAY STORE E ADQUIRA A COLEÇÃO DO JAMES WEBB: https://www.spacetodaystore.com/james-webb1/ ============================================================ Pela primeira vez na história, uma espaçonave tocou o sol. A Parker Solar Probe da NASA agora voou através da atmosfera superior do Sol - a…

PASSE NA SPACE TODAY STORE E ADQUIRA A COLEÇÃO DO JAMES WEBB:

https://www.spacetodaystore.com/james-webb1/

============================================================

Pela primeira vez na história, uma espaçonave tocou o sol. A Parker Solar Probe da NASA agora voou através da atmosfera superior do Sol – a corona – e amostras de partículas e campos magnéticos lá.

O novo marco representa um grande passo para a Parker Solar Probe e um grande salto para a ciência solar. Assim como o pouso na Lua permitiu aos cientistas entender como ela foi formada, tocar a própria matéria de que o Sol é feito ajudará os cientistas a descobrir informações críticas sobre nossa estrela mais próxima e sua influência no sistema solar.

“Parker Solar Probe“ tocando o Sol ”é um momento monumental para a ciência solar e um feito verdadeiramente notável”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado do Diretório de Missões Científicas na sede da NASA em Washington. “Este marco não apenas nos fornece insights mais profundos sobre a evolução de nosso Sol e seus impactos em nosso sistema solar, mas tudo que aprendemos sobre nossa própria estrela também nos ensina mais sobre estrelas no resto do universo.”

À medida que circula mais perto da superfície solar, Parker está fazendo novas descobertas de que outras espaçonaves estavam muito longe para ver, incluindo de dentro do vento solar – o fluxo de partículas do Sol que podem nos influenciar na Terra. Em 2019, Parker descobriu que estruturas magnéticas em zigue-zague no vento solar, chamadas de ziguezague, são abundantes perto do sol. Mas como e onde eles se formam permanece um mistério. Reduzindo pela metade a distância ao Sol desde então, a Parker Solar Probe agora passou perto o suficiente para identificar um lugar onde se originaram: a superfície solar.

A primeira passagem pela corona – e a promessa de mais sobrevôos por vir – continuará a fornecer dados sobre fenômenos impossíveis de estudar à distância.

“Voando tão perto do Sol, a Parker Solar Probe agora detecta condições na camada magneticamente dominada da atmosfera solar – a corona – que nunca podíamos antes”, disse Nour Raouafi, cientista do projeto Parker no Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins em Laurel, Maryland. “Vemos evidências de estar na corona em dados de campo magnético, dados do vento solar e visualmente em imagens. Na verdade, podemos ver a espaçonave voando através de estruturas coronais que podem ser observadas durante um eclipse solar total. ”

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/goddard/2021/nasa-enters-the-solar-atmosphere-for-the-first-time-bringing-new-discoveries

#PARKERSOLARPROBE #NASA #TOUCHTHESUN

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo