Pareidolia na Superfície de Mercúrio

Friday_September_13


observatory_150105Se existem duas coisas que você sempre deve lembrar, são, nunca cruzar um Hutt, e que a superfície de Mercúrio pode nos te apresentar todos os tipos de surpresas. Na imagem acima, que mostra uma porção do terreno ao redor da margem norte da Bacia Caloris, que abriga um bloco elevado numa forma que lembra uma nave do filme Guerra nas Estrelas que podia fazer viagens ultra rápidas pela galáxia. Esse bloco pode fazer parte da superfície original de Mercúrio que ali existia antes da formação da Caloris, e que tomou essa forma devido ao material que foi ejetado no evento de formação da bacia. O ato de se ver formas conhecidas em paisagens aleatórias é uma forma de pareidolia – e pode ser vista em Mercúrio muitas vezes, veja o exemplo abaixo.

mickey_mouse


Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1258

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.