fbpx

Parecem Árvores? Onde Estão as Sombras? Resposta: Areia Escorregando em Marte

Essas feições parecem árvores no solo de Marte, não é mesmo? Mas não são. Grupos de listras negras foram fotografadas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter nas dunas rosadas cobertas de gelo. A imagem foi feita em abril de 2008 próximo ao pólo norte de Marte. Nesta época, a areia preta no interior das dunas marcianas se tornaram cada vez mais visíveis a medida que o Sol de primavera derretia a fina camada de gelo de dióxido de carbono. Quando esse fenômeno acontecia próximo ao topo da duna, a areia preta poderia escorrer pela duna deixando a superfície com essas listras escuras – listras que em um primeiro momento poderiam ser confundidas com árvores, mas se observar com cuidado não formam sombra. A resolução dos equipamentos é tão boa que objetos com 25 cm puderam ser resolvidos nessa imagem que se espalha por um quilômetro. Algumas partes da imagem mostram plumas indicando que o escorregamento da areia estava acontecendo no momento em que essa imagem foi registrada.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap100119.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  • Não sei não…a NASA é mestra em desmentir "coisas" constrangedoras. Há outras fotos interessantes que tiveram explicações idiotas por parte da NASA. O "rosto de Marte" é uma delas. Parece que tem a intenção clara de manter o povo na ignorância…qual o motivo?

Arquivo