Fotos feitas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA mostram como o paraquedas que ajudou o rover Curiosity da NASA a pousar em Marte no mês de Agosto de 2012 tem mudado subsequentemente sua forma no solo do Planeta Vermelho.
As imagens foram obtidas com a câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) a bordo da sonda MRO.
Essas sete imagens da HiRISE foram adquiridas entre os dias 12 de Agosto de 2012 e 13 de Janeiro de 2013, e mostram mudanças distintas no paraquedas. Nas primeiras quatro imagens só é possível identificar mudanças sutis, talvez explicadas pelas diferenças na visualização e na geometria de iluminação.
Em algum momento entre 8 de Setembro de 2012 e 30 de Novembro de 2012, aconteceu uma grande mudança onde a extensão do paraquedas para sudeste (parte inferior direita)foi movida para dentro, de modo que o paraquedas cobrisse uma área menor. No mesmo intervalo de tempo algum material de ejeção escuro ao redor do escudo protetor brilhou, talvez resultado da deposição da poeira do equipamento.
Outra mudança ocorreu entre 16 de Dezembro de 2012 e 13 de Janeiro de 2013, quando o paraquedas se curvou um pouco para sudeste. Esse tipo de movimento pode ter levantado poeira e mantido o paraquedas brilhante na superfície, isso ajuda explicar por que os paraquedas da sonda Viking 1 (que pousou em Marte em 1976) permaneceu detectável.
O paraquedas do rover Curiosity é o maior desse tipo já construído, com 65 pés de diâmetro (veja a figura abaixo). O vazio existente entre as seções em branco e em laranja do paraquedas evitou que o paraquedas se rasgasse durante a fase de descida.
Na imagem abaixo, você tem uma visão tridimensional do paraquedas no solo de Marte, mas para isso é necessário usar aquele seu óculos colorido de 3D (que mesmo na tela do computador apresenta uma visão sensacional, experiência própria). As linhas de suspensão do paraquedas foram feitas de Technora, com uma fibra similar ao Kevlar. A cor é amarelada, o que faz com que elas não sejam visíveis em imagens como a última imagem do post que mostra o paraquedas do modelo de pouso Phoenix e que possuía tais linhas de suspensão da cor branca.
Fontes:
http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2013-121&cid=release_2013-121
http://www.uahirise.org/releases/msl-chute.php
http://www.uahirise.org/phoenix-descent.php
http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA16813