OSIRIS-REx Faz Imagens Detalhadas do Hemisfério Norte do Asteroide Bennu

Essas três imagens adquiridas pela sonda OSIRIS-REx da NASA mostram primeiro, na esquerda uma visão mais ampla, e na direita, duas visões em close de uma região do hemisfério norte do asteroide Bennu. A imagem mais ampla foi obtida com a câmera MapCam da sonda, e mostra uma área de 180 metros de largura coberta por muitas rochas, incluindo grandes pedaços  e um tipo de reservatório de regolito que quase não possui grande rochas. As duas imagens mais próximas , foram obtidas com a câmera de alta resolução da sonda, a PolyCam, e mostra detalhes de algumas áreas imageadas pela MapCam, especificamente, uma rocha com 15 metros na imagem superior e detalhes do reservatório de regolito na imagem inferior. Os frames da PolyCam possuem 31 metros de diâmetro  e a rocha mostrada tem aproximadamente o tamanho de uma baleia.

As imagens foram feitas no dia 25 de Fevereiro de 2019, enquanto a sonda estava numa órbita ao redor do Bennu, a aproximadamente 1.8 km da superfície do asteroide. O plano de observação nesse dia foi fazer uma imagem com a MapCam e duas com a PolyCam a cada 10 minutos, permitindo assim que elas fossem combinadas para mostrar o contexto e os detalhes da superfície do asteroide Bennu.

Crédito:  NASA/Goddard/University of Arizona

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/goddard/2019/a-region-of-bennus-northern-hemisphere-close-up

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.