fbpx

Os Dados de Vênus Obtidos Pela Sonda Mariner 2

714070main_mariner_2_946

observatory_150177No dia 14 de Dezembro de 1962, a sonda Mariner 2 da NASA passou bem perto do planeta Vênus, tornando-se assim a primeira sonda a fazer com sucesso a aproximação para o estudo detalhado de um outro planeta. Ela passou como planejado a uma distância de 34762 km de Vênus, investigando a atmosfera do planeta e a sua superfície por 42 minutos.

A sonda mostrou que a temperatura na superfície de Vênus era de no mínimo 425ºC (797ºF), tanto no lado de dia como no lado da noite, uma temperatura quente suficiente para derreter chumbo. A sonda também mostrou que Vênus tinha uma rotação em direção oposta a da maioria dos planetas no nosso Sistema Solar, tinha uma atmosfera composta principalmente de dióxido de carbono com uma alta pressão na superfície do planeta, uma contínua cobertura de nuvens e nenhum campo magnético detectável. A sonda também descobriu que o vento solar flui de maneira contínua e que a densidade da poeira cósmica entre os planetas é muito menor do que perto da Terra.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2410.html

alma_modificado_rodape146

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo