Os Belos e Misteriosos Pilares de Luz Fotografados na Letônia em 2009

image

observatory_150105O que aconteceu sobre essa cidade? Uma olhada mais cuidadosa mostra que essas estranhas colunas de luz ocorrem sobre postes de iluminação, e então provavelmente são pilares de luz, que envolvem cristais de gelo caindo que refletem de volta a luz que neles é emitida. A imagem acima, foi feita com uma câmera digital comum, na cidade de Sigulda, Letônia, no final do ano de 2009. A razão, por que esses pilares se espalham na sua parte superior, abrindo como se fosse um leque de luz, contudo, ainda é um tópico para especulação. O ar nesse dia estava bem frio e de fato preenchido com pequenos cristais de gelo, os mesmos que são conhecidos por criarem fenômenos atmosféricos comuns, como os pilares de luz, os pilares solares, os parélios e os halos lunares. O inverno frio e cheio de neve que está ocorrendo nesse ano em partes do hemisfério norte da Terra está dando aos entusiastas dos fenômenos atmosféricos uma nova e tipicamente inesperada oportunidade para ver de perto alguns desses intrigantes mas maravilhosos fenômenos.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap141228.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.