Observando a Lua Com Um Objetivo

Alguns pesquisadores as vezes discutem que certas bandas em determinadas crateras não se alteram com o tempo e por isso não existem muitas razões para monitorá-las. Porém outros pesquisadores enumeram pelo menos duas razões para continuar o monitoramento dessas crateras. A primeira razão é que observando as crateras bandadas fornecem a oportunidade de podermos estudar diferentes regiões da Lua. Além de simplesmente  apontar um telescópio para a Lua e observar que crateras como a Plato e Clavius ainda estão lá, qualquer tipo de projeto observacional promove uma observação com proposta. O projeto Lunar 100 faz isso, procura por crateras bandadas na Lua ou crateras com halo escuro, e realiza medições como o comprimento das sombras ou qualquer outra investigação sistemática da superfície lunar. A segunda razão não é científica mas é talvez mais importante e com certeza mais divertida. A diversão está em enquanto se observa a Lua está se entendendo cada vez mais sobre o nosso satélite. Isso faz com que todas as outras atividades relacionadas com a Lua sejam mais interessantes – fazer imagens, ler livros e até checar blogs sobre a Lua buscando por alguma inspiração.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/April+5%2C+2011

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.