Essa observação mostra a porção noroeste do anel da Cratera Endeavour em Marte, que é o objetivo imediato para onde está se dirigindo a sonda Opportunity. A imagem abaixo mostra rochas esbranquiçadas de sulfatos sedimentares abaixo da areia escura por onde passa diretamente a Opportunity, formada por depósitos de material em camadas ao redor do anel da cratera e de material avermelhado do anel da cratera propriamente dito.
A informação espectral do instrumento CRISM indica a presença de inúmeros sulfatos hidratados no material esbranquiçado abaixo da areia e dos pilosilicatos, ou minerais argilosos, no anel avermelhado. Acredita-se que os pilosilicatos se formaram antes dos sulfatos, durante o período úmido que era próximo da acidez neutra (e não como as condições bem ácidas que deram origem aos sulfatos).
Os pilosilicatos, devido a sua formação, passaram a ser o alvo preferido onde devem pousar as próximas missões a Marte, a começar pela Mars Science Laboratory que leva a sonda Curiosity e que deve ser lançada em direção ao Planeta Vermelho no final de 2011.
Fonte:
http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_021892_1775