Objetivo da Opportunity: Porção Noroeste do Anel da Cratera Endeavour em Marte

Essa observação mostra a porção noroeste do anel da Cratera Endeavour em Marte, que é o objetivo imediato para onde está se dirigindo a sonda Opportunity. A imagem abaixo mostra rochas esbranquiçadas de sulfatos sedimentares abaixo da areia escura por onde passa diretamente a Opportunity, formada por depósitos de material em camadas ao redor do anel da cratera e de material avermelhado do anel da cratera propriamente dito.

A informação espectral do instrumento CRISM indica a presença de inúmeros sulfatos hidratados no material esbranquiçado abaixo da areia e dos pilosilicatos, ou minerais argilosos, no anel avermelhado. Acredita-se que os pilosilicatos se formaram antes dos sulfatos, durante o período úmido que era próximo da acidez neutra (e não como as condições bem ácidas que deram origem aos sulfatos).

Os pilosilicatos, devido a sua formação, passaram a ser o alvo preferido onde devem pousar as próximas missões a Marte, a começar pela Mars Science Laboratory que leva a sonda Curiosity e que deve ser lançada em direção ao Planeta Vermelho no final de 2011.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_021892_1775

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.