A sonda Cassini capturou três impressionantes feições de Saturno de uma única vez: o vórtice polar, a tempestade em forma de hexágono e os expansivos anéis do planeta.
O hexágono, que é mais largo do que duas Terras, tem sua aparência graças a jatos que se formam no seu perímetro. O jato forma uma onda estacionária de seis lados que gira ao redor da região polar norte numa latitude de aproximadamente 77 graus norte.
Essa visão foi feita com a sonda Cassini olhando na direção do lado iluminado dos anéis a cerca de 37 graus acima do plano dos anéis. A imagem foi feita com a câmera de grande angular da sonda Cassini no dia 2 de Abril de 2014, usando um filtro espectral que preferencialmente admite os comprimentos de ondas da luz infravermelha próxima centrada em 752 nanômetros.
A visão foi obtida a uma distância de aproximadamente 2.2 milhões de quilômetros de Saturno e com o conjunto Sol-Saturno-Cassini em fase com ângulo de 43 graus. A escala da imagem é de 131 quilômetros por pixel.
A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA, da ESA e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington, D.C. O módulo orbital Cassini e duas de suas câmeras a bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imageamento fica baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.
Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens visitem: http://www.nasa.gov/cassini e http://saturn.jpl.nasa.gov . O site da equipe de imageamento da sonda Cassini é: http://ciclops.org .
Fonte:
http://www.nasa.gov/jpl/cassini/pia18274/#.U7wxYfldV8E